segunda-feira, outubro 01, 2007

Just Shoot Me

To estudando Filosofia (não pergunte, longa história). O pessoal de Mileto vá lá que seja, os pitagóricos, os metafísicos... Tudo palatável. Aí cheguei em Parmênides:

"O ser é e o não-ser não é. TUDO O QUE EXISTE, É."

Peraí, ele tá me tirando. Que diabos é isso, uma piada cósmica? Eu sou tapada e não tô pescando alguma verdade transcendental?

Continuo lendo o texto e vejo que esse pensamento causou "uma viva polêmica". Ó ceus, o que existe será mesmo? Ou o que existe não poderia ser o vir-a-ser do que não é?

Aí depois eu descubro que o Parmê tinha um discípulo (ó mundo cruel, talvez se não o tivesse, estaríamos livres de sua baboseira), e ele se chamava Zenão. Ok, o nome dele certamente não vem do fato de ele ter discordado de seu mestre ("mestre, adorei isso que o sr. disse, exceto por um zenão..."), porque afinal ele escreveu QUARENTA malditas obras pra provar que o ser... é.

Ah sim, e o Zezão Zenão é o magnífico autor daquela história que um sujeito correndo não pode nunca alcançar uma tartaruga, porque o espaço se divide em infinitos pontos, e ele tem de percorrer a metade da metade da metade do caminho que falta pra chegar na tartaruga e bla bla bla bla bla.

E então, eis que sou tomada de atitude filosófica (que nada mais é, segundo me foi ensinado, do que uma postura reflexiva):

Será que é a idade que está me fazendo ficar intransigente? Será que são os muitos afazeres que me fazem perceber meu tempo como escasso e precioso? Será que estou perdendo a paciência para tolerar a imbecilidade humana?

Finalmente, me lembro das sábias palavras de outro professor:

"A Filosofia é como alguém que procura um chapéu preto numa sala escura... e sabe que o chapéu não está lá." (Francisco Röhling)

4 comentários:

Carla disse...

O que vc queria estudando filosofia...hahahahahah dá nisso, você passa a questionar sua existência ou melhor o porquê de estar estudando este monte de abobrinhas que definitivamente não serve para nada a não ser irritar profundamente ....teoria do caos é bem mais interessante ou até teoria dos jogos que foi fundamentada neste tipo de loucura....

Anônimo disse...

É... Filosofia pode ser fascinante... ^_^

Em outro tópico interessante, essa história de Zenão, da tartaruga e do corredor, é uma das bases de uma técnica de magia, referente à criação de escudos de proteção, se bem me lembro...

Saudades, sobrinha...

O Bernardo disse...

Vai ver Parmênides é da zaga da arte contemporânea da Grécia antiga. O Zenão só não sabia física mesmo, e avacalhou a vida de um monte de gente com isso. É tipo aquelas discussões que um propõe uma idéia e depois de várias horas que todos passam refletindo vem um e percebe que aquilo não tinha nem fundamento.
Agora, certamente o Pitágoras avacalhou a vida de um tanto de gente quando "descobriu" os números irracionais. Teve gente se matando por causa disso.
Vá aprender teoria dos jogos ou teoria do caos que deve ser mais divertido mesmo. Ou IA, que é baseada em Lógica, que é da filosofia.
Palavra de verificação: xdbxuuue

Lapa disse...

CRISTÓVÃO DE AGUIAR

“PASAGEIRO EM TRÂNSITO” ; “RAIZ COMOVIDA”; “RELAÇÃO DE
BORDO”; “MARILHA”; “A TABUADA DO TEMPO”; BRAÇO TATUADO”; “MIGUEL TORGA O LAVRADOR DAS LETRAS”

Já chegou ao Brasil.

CONHEÇA ESTE ESCRITOR MAIOR DA LÍNGUA PORTUGUESA.

A CULTURA UNIVERSAL AGRADECE.

SAUDAÇÕES LITERÁRIAS,

LAPA