sábado, junho 03, 2006

Romantismo sucks

Em clima de dia dos namorados chegando, eu tenho uma confissão a fazer: sou uma romântica.

Mas vamos com calma! Não é "romântica" no sentido de desenhar coraçõezinhos no caderno ou de ficar sonhando com o dia do meu casamento. É "romântica" no sentido de pensar que as coisas serão sempre perfeitas, e tudo vai acontecer como eu imaginar, tudo lindo e fácil e legal.

Alguns estariam tentados a pensar que eu sou uma otimista, e que isso é sempre bom. Mas não se iludam. A vida de um romântico é mais cheia de frustrações e desapontamentos do que a de um cidadão normal. E nós, românticos, temos dúvidas terríveis na hora de escolher a profissão. Somos tal e qual crianças, imaginando a vida excitante de cada carreira, sem pensar que não basta a simples aptidão para uma certa atividade para se obter sucesso nela. Também nos esquecemos de que qualquer atividade implica rotina, o que é potencialmente desastroso para nossa vida profissional.

Pois é o que acontece comigo. A escolha do vestibular foi algo particularmente difícil. Fiquei em dúvida entre relações internacionais, arqueologia, letras, paleontologia, desenho industrial e física. Acho que só a área médica não me atraía. Acabei escolhendo o design, mas, por falta de orientação, acabei me decepcionando com a área.

E hoje estou por aí, caminhando perdida, achando que tudo é chato e ruim, porque tudo quase tudo que parecia excitante e legal acabou sendo uma decepção.

2 comentários:

O Bernardo disse...

Não é tão complicado assim, tampouco não é tão simples. As coisas não acontecem como imaginamos pelo simples fato de que nós mesmo temos medo de que nossos sonhos se realizem. Talvez seja novo demais ou diferente demais que tudo seja como arquitetamos...
Se tudo é uma decepção, mude. É sua vida, não um jogo. Você não vai ter outra chance depois. Dedicar tempo a uma causa perdida só vai diminuir suas chances de ser feliz. Por outro lado, talvez exista uma faceta escondida de Design onde a sorte e a felicidade estão dispostas a sorrir pra você.
Caminhar é muito bom. Objetivos só são úteis em sua própria existência, no mais eles não são tão importantes. O importante é a trajetória, é você se beneficiar com o que você aprende, ganha e cresce para relizar seus sonhos.
Eu não vejo um motivo em particular para eu viver, exceto viver em si, que me dá boas oportunidades. E não deixe de ser romântica, pois eu deixei de ser e fiquei preenchido de vazio. Agora, não faz sentido.

Igor Taam disse...

Eu entendo perfeitamente o que está falando, Ann.