quarta-feira, junho 14, 2006

Ferramenta literária

Topei com uma ferramenta super legal. Não, não foi com um ancinho que bateu na minha cara quando eu pisei nele (o que, vai dizer que ninguém lembra dos desenhos do Tom & Jerry? Essa cena é clássica!).

O site Feath's Bookcase, apesar de alguns erros graves de inglês (o que não dá pra entender, num site dedicado à escrita), tem coisas bem interessantes, como um gerador de histórias usando cartas de tarot. Ok, é pra um público bem seleto (gente que gosta de escrever E sabe ler tarot), mas imagino que haja vários sites pela net afora que expliquem os significados das cartas. Eu gostei deste, especialmente, porque é bom para exercitar a escrita, já que determina também o gênero da história a ser elaborada. Experimentei e deu o seguinte (definições tiradas do site Estrela Guia, porque eu estou com preguiça):

Personalidade do personagem principal: A Imperatriz
"Sua figura alada remete ao plano mental (elemento Ar), representando assim a rapidez intelectual. Simbolizada pela coroa e pelo cetro, a superioridade intelectual é a via de elevação que este arcano representa rumo às regiões de perfeição arquetípica da humanidade. (...) Figura feminina (...), está associada à fecundidade material e anímica (a Mãe)."

Passado escondido do personagem: O Enforcado
"
É o arcano da obtenção do saber, imóvel, disponível para ouvir e receber. É através da experiência da solidão e pela dor que nascem as idéias claras e luminosas, bases para a aceitação e transformação de si mesmo.
A individualidade é sacrificada consciente e voluntariamente em favor da harmonia universal. Uma nova experiência realizadora se aproxima."

Obstáculo do personagem: A Lua
"
O rosto da lua refletido no lago mostra um caranguejo, o que faz alusão direta ao signo de Câncer, domicílio da lua. Os cachorros defendem a ordem cósmica. O lobo e o cachorro sempre tiveram conexão com a lua. Na mitologia, a deusa Ártemis sempre sai para caçar seguida de seus cães. O caranguejo, com o seu andar para trás, lembra-nos o caminho da lua contrário ao do sol. A lua atrai femininamente sem emanar nunca."

Ajudante/capanga do personagem: O Sol
"
É o arcano que se opõe à lua. Os gêmeos representam o pólo masculino (enxofre) e o feminino (mercúrio). É a verdadeira essência das coisas, a hora em que o Louco sai da escuridão para um novo estado de consciência. Simboliza a constância e a estabilidade."

O ambiente do personagem: A Morte
"
A morte é chamada de "sem nome" para exorcizar o seu efeito negativo e o tabu que a cerca. O número treze, contrariamente ao que todos pregam, não tem nada de nefasto. O arcano somente adquire essa característica para as pessoas que temem as mudanças, sendo altamente benéfico para os que reconhecem a sua necessidade: transformação necessária, final de um ciclo e começo de outro, abandono das idéias e dos hábitos do passado para que o futuro inicie o seu caminho."

O objetivo do personagem: O Papa
"
O significado simbólico do Papa está centrado na sabedoria, nos bons conselhos e na autoridade espiritual. Sua tarefa é divina, ele tem de conciliar, fazer com que os mais simples entendam as verdades. A sua mitra faz referência às três verdades abstratas dos planos da existência: o físico, o mental e o espiritual. A sua figura é sempre sinônimo do mais alto grau de elevação espiritual. O Papa é o mediador por excelência, diplomata e legal, protetor influente e infalível."

A próxima ação do personagem: O Namorado
"
O sexto Arcano é inspirado na mitologia. O herói Hércules tem de decidir algo que será determinante para o seu futuro. O bem e o mal; a pureza e o vício, o trabalho e a preguiça estão ali representados por duas lindas jovens que lhe mostram caminhos e vantagem diferentes."

Fraqueza do personagem: A Temperança
"
A carta representa a metamorfose interior, a regeneração, o equilíbrio."

Força do personagem: A Força (hehe)
"
O animal que cada um de nós traz dentro de si não deve ser sufocado e sim canalizado para proporcionar seu máximo potencial. A força interior e a coragem vencerão a causalidade a desordem dos acontecimentos. O intelecto aliado ao conhecimento predominará sobre o instinto."

Gênero da história: O Julgamento
"A carta do Julgamento diz respeito à descoberta do sentido de sua própria existência e das respostas sobre o porquê de estarmos aqui e sobre seu propósito. Indica época propícia para mudança, para deixar para trás velhos hábitos que não servem mais, e seguir adiante com o novo."

Conflito principal: O Diabo
"
O sorriso em seu rosto indica o domínio que exerce sobre os homens. O diabo é o arcano da prisão, das correntes que sufocam e oprimem e que devem ser quebradas com muita força de vontade, coragem e instinto. No cosmos, a desordem está limitada pela ordem e a ela está subordinada."

Tema da história: O Imperador
"
O quarto arcano do tarot representa o Senhor do Mundo em seus aspectos concretos. Simboliza a estabilidade do quadrado, dos Quatro Elementos, dos quatro signos fixos do Zodíaco, etc.
Com a mão direita empunhando o cetro, símbolo do poder, também presente no emblema da águia que se vê estampado no escudo a seus pés, imagem o Imperador resume a autoridade e domínio sobre os mundos material e espiritual, que se conjugam harmonicamente no equilíbrio dos elementos."

Com isso tudo dá pra fazer até uma saga!

Nenhum comentário: