sábado, abril 15, 2006

Reflexões de um Sábado de Aleluia

A época mais cruel da humanidade foi entre meados do século XVII e a invenção da escova de dentes.

Já se sabia dos costumes alimentares dos bárbaros Astecas, que na hora de inventarem o chocoatl, não foram nada bárbaros. Já se tinha importado essa fruta maravilhosa que é o cacau, sendo possível adaptar a receita ao paladar europeu e fazer o nosso inigualável chocolate ao leite.

Mas eis o dilema: como fazer a escolha entre a guloseima e a saúde dos dentes? Como
conciliar esse sabor luxuriante com a manutenção dos dentes? E as cáries? Não havia anestesia, muito menos tratamento de canal (ainda bem)! Quando o dente apodrecia, tinha de arrancar mesmo, na base do boticão!

Nunca pensei que fosse ficar tão agradecida à minha escovinha de cerdas artificiais (antigamente era pêlo de bicho) e ao meu Colgate Total (antigamente era urina de morcego com um monte de outras porcarias - imaginou o bafo?).

3 comentários:

Anônimo disse...

Los tiempos cambian gracias a Dios. Ahora tambien funcionan los cepillos de dientes electricos, creamas de diferentes sabores y texturas... y despues que acontecera..?

Anônimo disse...

Não posso mais com chocolate.. não vi gente mais viciada em chocolate como aqui no Rio! É garoto, é bis, é ovo de chocolate.. por todo lado! Caramba.. até ao cúmulo da venda de chocolate em 12 mensalidades!

ps: Ei Ann, eu bem quero subir para Petro mas o Rio não deixa.. nem peguei mais nos livros!!! :(

ass:
Filipe

Igor Taam disse...

No Egito Antigo usavam um pó para esfregar nos dentes. Não era nenhuma Colgate, mas dava para o gasto dos faraós, apesar de as múmias não apresentarem um hálito lá muito interessante.